Monday, August 31, 2009

...................................................................................

CURSO LIVRE GRAFFITI II - MARCELO ECO


Público

Direcionada àqueles que já têm alguma prática no manuseio da tinta spray,desenho e em Graffiti.

Objetivos

Estimular e despertar o interesse dos alunos para a arte e a criação dentro do universo do graffiti, e, apresentá-los a técnicas de utilização do spray e aplicações de diferentes materiais.
Os alunos serão estimulaos a trabalharem em grupo, trocando experiências e informações, como forma de desenvolver a criatividade individual.

Ao fim do curso o aluno terá um conhecimento amplo de história da arte contemporânea e do graffiti, sendo capaz de reconhecer estilos, artistas e o crescimento dessa linguagem nas últimas décadas.

Os trabalhos finais das oficinas serão expostos em mostra pública.

Professor

Marcelo Marchon (ECO) – www.marceloeco.org

Artista multimídia, designer, cenógrafo, professor, illustrador e graffiteiro. Tem como principal marca as cores cassis e rosa em seus traços inspirados nas raízes do cotidiano urbano e espiritual.

Realizou trabalhos para Nike, Gatorade EUA, Sony, Telemar, Souza Cruz, Fashion Rio, Rock in Rio, Cirque du Soleil, músico César Camargo Mariano, Caetano Veloso, Black Alien, MV Bill, Fernanda Abreu, Ator Sérgio Brito, jornalista Érika Palomino, Fundação Roberto Marinho, MTV, Multishow, TVE Brasil, Canal Futura, Record, Globo entre outros...

Principais Prêmios e Exposições:

· Expôs no Museu de Arte Moderna - MAC (Niterói), Galeria LGC Art Hoje (Centro RJ) e Espaço Constituição (RJ).

· Ganhou o prêmio Hutuz em 2004.

· Atua no Programa Art Luz em Macaé - RJ que soma no desenvolvimento do Graffiti na cidade.

Carga Horária / Participantes

30 horas (12 semanas) / 20 alunos por turma

Preço

R $ 490, a vista (depósito ou inscrição nas lojas Homegrown ou Junkz ) ou 2 x $270, (cheque pre-datado para 10/setembro e 10/outubro)

Wednesday, August 26, 2009

oficina de graffiti I

















CURSO LIVRE GRAFFITI I - Marcelo Ment

Público

Direcionada a iniciantes com pouca ou nenhuma técnica de desenho ,pintura e aplicaçoes da tinta spray,acrilica e marcadores.

Objetivos

Proporcionar ao aluno conhecimento sobre a arte contemporânea e as influencias da cultura do graffiti,introduzi-los ao desenho livre com ênfase nas técnicas adquiridas durante as aulas, de forma a estimular o estilo e criatividade individuais.

Através de um método dinamico e objetivo, os participantes da oficina terão acesso a tecnicas e movimentos basicos das ferramentas de pintura.

O principal objetivo é que ao fim do curso o aluno tenha o domínio de técnicas de pintura com a tinta spray, saber diferenciar os materiais, tipos de tinta, pincéis, etc.

Os trabalhos finais das oficinas serão expostos em mostra pública.

Professor

Marcelo Coelho (MENT) -www.flickr.com/ment1

Artista plástico auto-didata, e arte educador.

Atuando como arte educador desde 1998, desenvolveu projetos em parceria com órgãos públicos, ONGs e iniciativa privada, sempre voltados ao graffiti e a oficinas de arte ministradas, sobretudo, a jovens em vulnerabilidade social.

Parte da primeira geração de escritores de graffiti cariocas,é membro fundador do Nação,um dos mais influentes na cidade do Rio de Janeiro.

Principais Prêmios e Exposições:

· Prêmio Hutuz de destaque do graffiti – 2003

· Participante convidado - I encontro internacional de graffiti de Sant Just Desvern - Barcelona - 2007

· Participante convidado - 30 anos do festival "Africa Fete" em Marseille,França - 2008

· Participante convidado - Festival de Literatura de Berlin, Alemanha - 2008

· Exposição solo - Carhartt store, Amsterdam,Holanda - 2008

Carga Horária / Participantes

30 horas (12 semanas) / 20 alunos por turma

Saturday, August 15, 2009

INFOS OFICINA STENCIL - BRUNO BIG


................................................................


Curso Livre de Stencil

Público

Voltada a iniciantes ou pessoas com experiência que queiram se aprofundar na técnica.

Objetivos

O intuito da oficina é apresentar o universo que cerca o stencil, mostrar referências, discutir trabalhos de artistas reconhecidos e dos alunos. A partir de exercícios práticos desenvolver a técnica, desenhando letras, pictogramas, tratando imagens, separando cores e tons de cinza, trabalhando a sobreposição de cores em camadas distintas e outros exercícios que estimulem o aluno a entender o processo criativo necessário para criar seus próprios trabalhos.

A oficina conta 2 palestrantes convidados que somarão outros pontos de vista sobre a tecnica!

Ao final do curso o aluno será capaz criar seus próprios stencils de maneira independente baseado nos exercícios aplicados em aula.Que serão expostos ao público

Professor

Bruno Carneiro – BIG

Artista plástico e designer.

Formado em Comunicação Visual pela PUC-RIO, desenvolveu oficinas de estêncil e xilogravura no Centro de Representação dos Alunos de Arte (CRAA). Expôs em eventos como Tocayo, Prensa 1, Prensa 2 e na loja HomeGrown. Atualmente leciona na universidade em cursos de gravura e estêncil e se tornou curador da loja Homegrown, a qual se destaca hoje como ponto de encontro entre artistas contemporâneos do Rio de Janeiro.

No exterior realizou a exposição individual “Gravado Experimental”, resultado de 6 meses de trabalho no ateliê de Nuria Duran. Participou do DIFUSOR, encontro internacional de estêncil, como único expositor brasileiro.

No ultimo ano trabalhou com produtoras como a El Desierto Filmes, Melin Video e Oestudio, customizou para Eastpack e Farm, e teve seu trabalho de street art exposto no clipe da banda “O Rappa” de nome “Monstro invisível” que concorreu como o melhor clipe de 2008 na Mtv e no novo filme do diretor Jorge Duran.

Carga Horária

18 horas > 9 semanas

inicio 15 de setembro - turmas as terças das 19h as 21h

mínimo 10 alunos - máximo 20

Custo

$ 420, a vista (inscriçao online + depósito ou inscrição nas lojas Homegrown ou Junkz)
ou 2 x $ 230, (cheque pre-datado nas lojas Homegrown ou Junkz)


Wednesday, August 12, 2009

+ INFOS: GALERIASEVERO172@GMAIL.COM


Localizado na Rua Augusto Severo na Lapa – coração boêmio e eterno reduto underground do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Severo 172, surge em agosto de 2006 com a proposta de ser um espaço para a arte de rua livre, um local de convívio e trocas entre artistas urbanos e a população

 

A primeira ação desta nova fase do Severo 172 serão as Oficinas de Street Art, que englobam Graffiti, Stencil e Ilustração 

 

Elaboradas por Marcelo Ment,um dos nomes mais representativos na cena do graffiti brasileiro e desde 1998 trabalhando em projetos de arte e educação,com experiencia inclusive no exterior,as oficinas de Street Art do Severo 172 oferecerão cursos livres de Graffiti, Stencil e Ilustração,reunindo uma equipe de profissionais que se destacam nessa área na cidade do Rio de Janeiro.

As Oficinas foram desenvolvidas de forma a permitir uma compreensão multidisciplinar da Street Art e possuem nível técnico internacional, tanto no projeto pedagógico quanto nos materiais didáticos (tintas spray, bicos, canetas e papéis especiais), que são os mesmos utilizados em qualquer parte do mundo.

 

Os alunos entrarão em contato com a história do movimento no Brasil e no mundo; assistirão palestras de profissionais de áreas correlatas como designers gráficos, cenógrafos e arquitetos urbanistas, com a intenção de mostrar possibilidades no mercado de trabalho além do graffiti na rua; e, aprenderão técnicas de pintura em muros e em telas que serão expostas após os cursos.