Tuesday, December 8, 2009

Severo172 Resistencia


Localizado na Rua Augusto Severo, Lapa, coração boêmio e eterno reduto underground da cidade do Rio de Janeiro, o Espaço Cultural Severo 172 surgiu em agosto de 2006 em um edificio bem antigo pertencente à Santa Casa e alugado por Lilly Barbato, nome representativo da moda carioca, cedido para a criação da galeria com a intenção de promover a educação e a cultura através da Street Art,rapidamente, tornou-se ponto de encontro do graffiti carioca e para o movimento da arte de rua em geral. Consolidado como espaço independente, teve suas atividades suspensas em 2007.


No início de 2009 um grupo de profissionais e artistas dispostos a reativar a galeria se reuniu com o objetivo de reestruturar o espaço e planejar o seu retorno. A proposta de renovação do Espaço Cultural Severo 172 é transformá-lo no primeiro centro de referência em Street Art do Rio de Janeiro, com oficinas e atividades que promovam a integração através da diversidade da arte que é produzida na rua e pela rua. O objetivo é promover cidadania e integração entre classes sociais através do interesse comum pelas artes, principalmente o Graffiti.


PROPOSTA DE RESISTÊNCIA


Para realizarmos a retomada artística de maneira emergencial do espaço físico, a Equipe Severo172 vem trabalhando em ritmo de mutirão para promover uma ação de reabertura da Galeria Severo172 no dia 17/12/2009 com exposição de artistas parceiros, grupos musicais e manifestações da cultura urbana contemporânea. Produzindo um evento de caráter multidisciplinar proporcionaremos ao público presente absorver essa pluralidade de idéias que habitam a Arte de Rua, além de promover o encontro e troca de informações entre profissionais do meio artístico.


Convidamos 20 artistas representantes da Street Art para trabalharem o espaco da galeria. Big, Rafo Castro, Vagner Donasc, Bives, Gais, Leonardo Uzai e Felipe Motta produzirão telas que serão expostas no dia do evento e Ment, Bragga, Swk, Mga, Tm1, Eco, BR e Nitcho vão ambientar o espaço de acordo com o tema Resistência que o evento propõe . Togaone criará poster temático que será distribuído ao público.


Optamos em reproduzir o diálogo Rua x Galeria em um ambiente indoor, que represente o graffiti em seu suporte “natural” e o desdobramento desta atividade para o mercado artístico atual. O formato do evento visa mesclar vernisage, manifestações da cultura urbana e a descontração do way of life carioca . O ritmo será ditado por um sound system - dj’s, vitrola, discos e caixas de som - equipe de som que promove bailes de reggae ao ar livre difundindo e fortalecendo a cultura de rua. O coletivo carioca Interferência Sistema de Som, formado também por grafiteiros, recebe seletores representativos das melhores festas da cidade e terá como convidados Dj Machintal, DJ Babão e DJ Negralha. À cargo do Vídeo-Designer Ian Victor ficará a projeção de imagens dos fotógrafos , Clarissa Pivetta e Márcio Arqueiro , além de trabalhos autorais.

No comments:

Post a Comment